Taping: entenda como a bandagem elástica auxilia na Gestação e Pós parto – saiba os benefícios

Durante a gestação O tape pode ajudar tanto para aliviar esse peso, como para reduzir a dor lombar, sem usar remédio, que é tudo que a mãe quer”, . Além disso, a bandagem elástica também pode ser usada para reduzir inchaço e edemas, que são comuns na gestação.

Para isso, pode-se utilizar o tape linfático. “Algumas mulheres têm a formação de diástase, que é quando os músculos do abdômen se separam para abrir espaço para o bebê. Em alguns casos, podemos utilizar o taping, tanto na gestação quanto no pós-parto, para auxiliar a reduzir esse espaço, que pode ser desconfortável e trazer alguns problemas.

Durante a gestação, um hormônio chamado relaxina prepara o corpo para o trabalho de parto. Ele ajuda a relaxar as articulações para o corpo se expandir fazendo com que o bebê se desenvolva. “Com isso, todas as articulações e músculos do corpo sentem, e a mãe que é ativa pode sentir algum desconforto. A bandagem entra como auxiliar para estabilizar as articulações ou fortalecer a musculatura”.

isso proporciona estabilidade para a mulher praticar exercícios, caminhar ou até mesmo trabalhar

Pós-parto

No pós-parto é possível usar o taping contensivo. Essa técnica vai auxiliar no retorno de todos os tecidos, que são formados durante a gestação, para o lugar inicial. “Desta forma, diminui o processo inflamatório que acontece nos primeiros dias do pós-parto”, o taping pode ser colocado logo após o parto , seja ele normal ou cesária.

Ainda, proporciona maior conforto, segurança e sustentação do abdômen. Previne o seroma (acúmulo de líquido) e os hematomas. Em caso de cesárea, auxilia na cicatrização, evitando a fibrose.

A aplicação do taping  sempre por um profissional capacitado.

 

.

Taping substitui uso da cinta de compressão?

O taping faz a descompressão de tecidos que sofreram danos em um procedimento cirúrgico. A pele é elevada e assim filamentos de ancoragem (que ‘’abrem’’ os vasos linfáticos) são tracionados, permitindo maior drenagem do líquido que até então estava congestionado no interstício (espaço entre os tecidos abaixo da pele), favorecendo sua absorção.

Sua aplicação, por consequência, reduz a dor e melhora a mobilização do tecido cicatricial, uma vez que a dor causada pela pressão exercida nos receptores sensoriais é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, devido à elevação da pele.

A bandagem elástica pode ficar na pele de 5 a 7 dias e não substitui a cinta modeladora, devendo-se associar as técnicas. Cabe ao fisioterapeuta especializado avaliar qual o melhor corte a ser aplicado e as tensões que serão empregadas nas fitas. Sua colocação , assim como cortes e pressão são alterados de acordo com o momento da parturiente.

A aplicação previne intercorrências, acelera a recuperação, permite maior autonomia ao paciente auxiliando significativamente na recuperação do pos parto , reduzindo edema e auxiliando no retorno do abdomen.

A técnica pode ser aplicada no próprio hospital ou na casa da mamãe assim que retornar de alta.

Quanto mais precoce a aplicação, maiores serão os benefícios!