A barriga está crescendo e você não consegue mais encontrar um jeito confortável para descansar à noite?

Além do desconforto em encontrar uma melhor posição para dormir bem , é importante que se atente a posição adequada.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

Nessa posição os bebês normalmente costumam “reclamar” , dando chutes e se movimetando para que a mamãe fique em uma posiçao mais confortável para o bebê.

Segundo os cientistas, gestantes que dormem sobre o lado direito do corpo ou com a barriga para cima no fim da gravidez têm duas vezes mais chances de morte prematura do bebê do que as mães que dormem apoiadas sobre o lado esquerdo.

Nesta imagem você consegue ter uma melhor visão de como fica a veia cava , na posição de barriga para cima e do lado direito.

Qual a melhor posição para gestante dormir

Saiba a melhor posição para dormir e quais os riscos de ficar longos períodos deitada do lado direito.

 

Descubra as melhores posições para grávida dormir

 

6 posições para dormir na gravidez

Qualquer posição

No primeiro trimestre a barriga ainda nem está aparecendo e a mulher ainda consegue dormir bem em qualquer posição que quiser, mesmo de bruços. Com os hormônios da gravidez em alta, sono e cansaço é o que não falta, então essa acaba sendo a fase em que a mulher grávida mais dorme — cerca de 10 a 12 horas.

De lado

A partir do segundo trimestre, essa é a melhor posição para a maioria das grávidas. Como a barriga já cresceu um pouco, dormir de bruços fica cada vez mais difícil e, com a mulher deitada de lado, a barriga consegue se apoiar bem no colchão.

Virada para o lado esquerdo

No final da gravidez, o útero está tão grande e pesado que ele pode comprimir a veia cava, uma das veias mais importantes para a circulação do sangue no corpo. Para evitar isso, é necessário que a grávida durma virada para o lado esquerdo, pelo menos a maior parte da noite. Assim, a veia cava é descomprimida, há uma circulação sanguínea adequada tanto para a mamãe quanto para o bebê e o inchaço nas pernas é reduzido.

Com a cabeceira da cama elevada

À medida que o útero cresce, a pressão sobre o diafragma, o músculo responsável pela respiração, aumenta, dando a sensação de falta de ar. Além de manter a calma e respirar pela boca, mais devagar e mais profundamente por uns cinco minutos, a mulher pode elevar a cabeceira colocando catálogos ou tijolos sob os pés da cama. Com a cabeça mais elevada, o peso da barriga não fica em cima do diafragma e a respiração fica mais fácil.

Rodeada de travesseiros

Os travesseiros ajudam a aumentar o conforto durante a noite e a garantir a melhor posição. Em geral, um travesseiro extra sob a cabeça já ajuda a reduzir a falta de ar e deixa a respiração mais livre, enquanto que o travesseiro entre as pernas encaixa o quadril e reduz a sobrecarga das costas.Já para sustentar a barriga de lado, dá para usar um travesseiro comum ou apostar em um travesseiro mais longo e que abraça toda a lateral do corpo — pode ser encontrado em lojas especializadas.

A posição mais confortável para você

Apesar de todas essas dicas, não existe um manual a ser seguido para dormir na gravidez. A maioria das mulheres ficam mais confortáveis deitadas de lado durante a gestação, mas outras conseguem continuar dormindo de bruços por parte da noite, apesar do tamanho da barriga.Dessa forma, como o bebê está bem protegido dentro do útero, não é necessário ter medo de machucá-lo durante a noite. A mulher pode e deve escolher a posição mais confortável para ela.Quer melhorar ainda mais a sua noite de sono?

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