Todo mundo deseja ter um abdomen lindo após o procedimento cirúrgico , sendo mais especifico a LIPOASPIRAÇÃO DE ABDÔMEN.

O que ninguem espera é ter aderência cicatricial ou FIBROSE, mas afinal o que é isso ?

A fibrose é um processo natural do organismo em resposta ao trauma gerado pela canula onde é feito a sucção da goruda, ou seja , é o processo de cicatrização da área submetida ao prodimento cirurgico. 

Todo tecido lesionado torna-se um tecido cicatricial , onde o organismo em sua defesa libera colágeno e elastina para regeneração do tecido.

Embora seja um processo natural de recuperação , esse processo pode liberar de forma exagerada , causando assim problemas inestéticos.

 

O QUE FAZER PARA PREVENIR OU TRATAR A FIBROSE !

A fibrose , conforme explicado faz parte do processo de recuparação , no entanto para que não haja produção exagerada de fibrose , onde tem a formaçao de placas  ou nódulos que deixam seu abdomen inestético , é preciso atenção aos seguintes pontos:

  • Faça uma reserva para um bom tratamento especializado de Drenagem Linfática Pós Cirúrgico, pois a terapeuta vai saber dosar o peso das mãos assim como promover a liberação do tecido gradativamente evitando a formaçao de placas de Fibrose.
  • Uso placas e cintas de compressão , isso evita que forma garrotes ou irregularidades no abdomêm que podem desencadear em fios de fibrose.
  • Não pode em menos de 6 meses de pós cirurgico realizar qualquer tipo de massagem modelodora.
  • Faça o repouso conforme instrução médica,isso é de extrema importância para sua recuperação.
  • Tenha uma alimentação balanceada e beba bastante água.

TRATAMENTO DE PÓS OPERATÓRIO NÃO É APENAS DRENAGEM LINFÁTICA

É muito importante que você entenda que tratamento pós cirurgico não é apenas DRENAGEM LINFATICA ,  precisa conhecer o processo de recuperação de cada área operada , associar técnicas respeitando o prazo o tempo de INFLAMAÇÃO , PROLIFERAÇÃO E MATURAÇÃO .

Nem todas as eletroterapias são bem vindas no pós cirurgico imediato , e embora algumas delas sejam ditas pelos fabricantes que podem acelerar o processo de recuperação , por gerar calor, podem intensificar o processo de inflamação que já temos produção de colágeno aumentando de forma exagerada as fibroses tardias.

Ultrasom , radiofrequencia , carboxiterapia… nenhuma destas eletroterapias são bem vindas antes de 16 dias da cirurgia e apenas apos uma anamnese e avaliação de paupação da paciente que podemos liberar gradativamente esses aparelhos.

Com isso , procure uma profissional capacitado para associar terapias manuais que são as mais eficazes na recuperação de pós cirurgico , prevenção e tratamento de FIBROSES TARDIAS.

 

LMF – Liberação Miofascial Funcional, Taping, Crochetagem , Drenagem Linfática em pós operatório, são as melhores técnicas para te proporcionar uma recuperação acelerada e minimizar as chances de intercorrências.

 

Existem também algumas fibroses causadas por erro Médico , mas isso vamos deixar para outra postagem,.

 

Se você sente dor ao se alongar, aderência e irregularidades no abdômen, entre em contato e agende sua consulta.

Tratamentos para FIbroses imediatas ( 30 dias após proceimento Cirúrgico .

Tratamento para Fibroses tardias ( acima de 60 dias pós cirurgico até 10 ou mais anos de cirurgia.

Fale Conosco
Posso ajudar?
Powered by