Uma das maiores preocupações das grávidas sem dúvida são as mudanças no seu corpo durante a gestação e no pós parto.
A flacidez na barriga e a volta ao corpo de antes da gestação são questões comuns, para as quais muitas vezes não se tem resposta, apenas cuidados a serem tomados.
Além de uma boa alimentação e a prática de exercício físico, surge muitas vezes a questão do uso de cinta, quer na gravidez quer no pós-parto, mas apesar de poder ser uma aliada em certos casos, muitas vezes desconhecemos se devemos realmente usar ou não.
Existe ainda muita controvérsia nos estudos que demonstram os benefícios, ou não, do uso de cinta. É certo que durante a gravidez a cinta poderá ajudar no alívio das dores lombares e no suporte do peso do bebê na barriga, no entanto, se não utilizada corretamente poderá aumentar a compressão abdominal podendo até comprometer a circulação.
Já no período pós-parto, é um mito pensar que a cinta faz a barriga “desaparecer”, uma vez que foi comprovado que não auxilia a involução uterina, no entanto o uso ,ajudar a minimizar o edema ,devido à pressão constantemente exercida ,lembre-se sempre de manter o abdomen contraido,fortalecendo a musculatura,pois os musculos precisam ser reabilitados .
A cinta é uma ajuda na melhora da auto-estima, sendo que deixa a silhueta mais definida após o parto.
Quanto a escolha da cinta, o importante é o conforto e escolher uma cinta de fácil colocação. Se tiver dúvidas procure orientação de seu obstetra.
Lembrando sempre que uma gestação saudável, principalmente do ponto de vista de ganho de peso e a prática de exercícios físicos poderão ajudá-la a recuperar a forma e a fortalecer os seus músculos após o parto.
A cinta pós-parto é recomendada pois ajuda a reorganizar os órgãos da mulher em seu devido lugar, a diminuir o inchaço, dando mais segurança para a mulher se mexer, tossir ou dirigir, principalmente depois de uma cesárea, conferindo uma melhor silhueta do corpo.
É muito importante a mulher conversar com o médico antes de usar qualquer cinta ou faixa pós-parto e, decidir a sua necessidade, porque não usar a cinta pode levar a formação de um seroma, que é o acumulo de líquido no local da cesária. Saiba mais em: Seroma.