Contrações de treinamento (ou de Braxton-Hicks)

 

Muitas futuras mamães, principalmente as de primeira viagem, acreditam que as contrações – o endurecimento da barriga – ocorrem apenas no final da gravidez, como sinal de que o nascimento do bebê está próximo.

Na verdade, muitas gestantes sentem as primeiras contrações já na metade da gravidez. Chamadas de “contrações de treinamento”, “contrações falsas” ou “contrações de Braxton-Hicks”, elas não costumam doer e a frequência dos eventos varia bastante.

As contrações de treinamento ajudam a preparar o corpo da mulher para o trabalho de parto, quando as contrações serão reais e, certamente, doloridas. Vale lembrar também que muitas mulheres não chegam a sentir as falsas contrações, o que também é perfeitamente normal.

Saiba mais sobre as contrações de treinamento:

  • Ocorrem algumas vezes por dia e são quase sempre indolores.
  • A duração é curta: menos de um minuto.
  • São irregulares e não aumentam de intensidade.
  • Se você estiver sentada, levante-se. Se estiver em pé, sente-se. Caminhe ou vá se deitar. Essas contrações costumam parar se você altera sua posição.
  • Algumas vezes apenas uma parte da barriga é atingida. (Não se assuste!)
  • A posição do bebê na sua barriga pode ocasionar uma contração.

Mas se você está com menos de 37 semanas de gravidez e a contração for acompanhada por sangue ou uma secreção vaginal parecida com sangue, fale com seu médico imediatamente ou vá até um hospital. Isso pode ser sinal de um rompimento prematuro da bolsa. Além disso, se as contrações forem fortes demais e vierem em intervalos regulares, você pode estar em trabalho de parto.

se as contrações de Braxton-Hicks começarem a doer?

À medida que sua gravidez avança, esse tipo de contração pode ficar mais intensa, e é possível que doa.

Quando elas começarem a ficar mais fortes e frequentes, você pode até achar que o trabalho de parto começou para valer. Mas o tempo passa e elas continuam irregulares em termos de intensidade, frequência e duração — e podem até desaparecer completamente, levando você à loucura.

São os chamados alarmes falsos. Se você sentir que suas contrações estão diminuindo ou se espaçando, provavelmente elas não passaram de contrações de Braxton-Hicks (ou falso trabalho de parto).

Uma sugestão é usar as contrações de treinamento para praticar técnicas de respiração que vão ajudá-la no parto vaginal.

O que eu devo fazer para aliviar o desconforto das contrações falsas?

Muitas mulheres acabam notando que as contrações vêm com mais frequência quando elas fazem alguma atividade física, mesmo que seja tirar as compras do carro.

Outras percebem que a bexiga cheia demais deflagra contrações de treinamento.

Se as contrações estiverem incomodando você, faça o seguinte:

  • Vá ao banheiro fazer xixi
  • Mude de atividade. Se estava em pé, deite-se um pouco. Se ficou muito tempo sentada, levante-se e dê uma caminhada
  • Tome um copo d’água
  • Se ainda assim não melhorar, você pode tomar um banho morno

Quando devo me preocupar com as contrações?

Procure atendimento médico nos seguintes casos:

Para quem está com menos de 37 semanas

  • Se a contração for acompanhada de secreção vaginal parecida com água ou sangue. Podem ser sintomas de rompimento da bolsa ou de problemas com a placenta.
  • Se sentir contrações de 10 em 10 minutos, ou seis em uma hora. Pode ser sinal de trabalho de parto prematuro.

Para quem está com 37 semanas ou mais

  • Você só precisa procurar o médico quando suas contrações durarem cerca de 60 segundos cada uma e acontecerem a um intervalo de cinco em cinco minutos, tirando as mulheres com histórico de parto rápido ou que morem muito longe do hospital. Nesses casos, é melhor procurar orientação se as contrações estiverem regulares, independentemente do intervalo.
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