Tratamentos estéticos pós-parto: esclareça suas dúvidas

Após a gravidez, muitas mulheres iniciam uma verdadeira corrida para a recuperação da forma de antes da gestação. Mas é importante cautela e respeitar o ritmo do organismo! Engordar é um processo natural nestes 9 meses e o corpo precisa de tempo para voltar ao que era antes. Uma grande ajuda são os tratamentos estéticos pós-parto.

Para drenagem linfática o ideal é iniciar após 3 dias do parto  , os beneficios são :

– Diminui retenção de liquidos

– Previne e combate varizes ,caimbras e sensação de pernas cansadas.

– combate a celulite e estrias;

-alivio das tensões e dores musculares;

– relaxa e combate o stress;

– melhora oxigenação e nutrição das celulas

– ajuda na lactação.

 

Recuperação pós cesárea

Muitas razões podem levar a uma cesárea. Seja qual for o seu caso, a decisão deve ser tomada pela mãe, em conjunto com o obstetra. Por mais absurdo que pareça, um dos pontos que muita gente acaba se esquecendo de levar em conta é o de que a cesariana é uma cirurgia e deve ser tratada como tal. Isso significa que, assim como qualquer outro procedimento, exige cuidados especiais e paciência na recuperação.

Saiba como quais são as recomendações dos especialistas para o período pós-cesárea:

 

Quanto tempo de repouso?

Nos cinco primeiros dias, a recomendação é de repouso absoluto. Ou seja, quanto menos esforço a mulher fizer, melhor. Depois disso, ela pode ir aos poucos voltando à rotina e retomando as atividades. No entanto, é preciso respeitar o limite da dor: se determinada tarefa gera incômodo, significa que é hora de parar. Em geral, de 10 a 15 dias depois da cesárea, a mãe já se sente confortável para voltar ao ritmo normal. Atividades físicas mais intensas devem esperar.

 

QUANDO INICIAR TRATAMENTO?

Após 3 a 5 dias é recomendado a drenagem linfática assim como ledterapia e lazer de baixa frequencia na cicatriz,ajudando na cicatrização,oxigenação e recuperação da pele.

As manobras leves de drenagem linfatica minimizam a indesejada fibrose cicatricial e desconfortos provenientes da cirurgia de cesárea.

Lembrando que nos primeiros dias a drenagem se torna ainda mais leve devido ao corte local, outro beneficio é o retorno da sensibilidade local em menor prazo, algumas  mamães perdem a sensibilidade na área do corte devido ao corte dos nervos periféricos.

 

 

 

Quais tratamentos posso fazer?

Pós parto cesárea ou normal  é recomendado iniciar drenagem linfática ,como no minimo 3 a 5 dias após o parto.

Em caso de cesárea ,recomenda-se Ledterapia e lazer de baixa frequencia na cicatriz,afim de ajudar na cicatrização evitando quaisquer problemas de cicatriz hipertrofica ou atrofica,o que fica inestético.

A Laserterapia de Baixa Intensidade (LBI) vem sendo um recurso terapêutico adjuvante em ascensão nos últimos anos, principalmente relacionado a sua diversidade de aplicações clínicas. No atendimento a puérpera, o LBI quando associado ao manejo clínico adequado, pode contribuir com a cicatrização de lesões mamilares, diminuição do edema e da dor, tratamento de candidíase mamária, hemorroidas, cicatrização da incisão cirúrgica (quando cesárea), bem como cicatrização perineal, de lacerações e episiotomias, contribuindo com melhora no aspecto da cicatriz e recuperação local precoce.

Além do tratamento local, a Laserterapia também pode ser aplicada de forma sistémica (ILIB-Modificada). O ILIB é uma modalidade terapêutica realizada com Laser de Baixa Potência com o intuito de promover efeitos benéficos a todo o corpo, combatendo os radicais livres, aumentando a capacidade do próprio organismo em produzir energia (ATP), auxilia na regulação do sono, contribui com a sensação de bem-estar, entre outros.

 

Após 40 dias ,já evoluimos os tratamentos para :

-Endermoterapia

– Massagem modeladora

-Ultrasom Heccus

– Radiofrequencia

Contra- indicado em periodo de amamentação ,qualquer tratamento de intradermoterapia ou aplicação de enzimas para queima de gordura.

 

Para cada caso é feito uma anmnese indicando o melhor tratamento pós-parto.